Eu queria ir para casa
Eu queria ir para casa. Essa frase tem surgido com uma certa frequência na minha cabeça nos momentos mais diversos. Pode parecer uma ideia bem natural inicialmente, afinal eu estou longe de casa, há quase 4 anos eu sai da minha cidade natal e moro na cidade grande. Porém, não é tão simples assim. Tenho sim saudades constantes da minha cidade natal, porém um dia conversando com uma amiga de infância percebi que aqquele lugar onde eu cresci hoje é mais a casa dos meus pais do que a minha casa. Já possui mais um clima de casa de vó, entende?
Qual é então esse lugar que eu tenho vontade de ir quando penso em ir para casa? Darcy no livro O Povo Brasileiro diz que a identidade nacional foi em muito construída com base no não-lugar. O negro afastado de sua cultura africana, o branco da terra desprezado pelos reinóis e o mestiço que não pertencia completamente a nenhum desses povos foram obrigados a criar uma identidade nova e fundar nessa terra a sua casa.
Considerando que logo vou me formar e deixar essa cidade, acho que minha tarefa agora é procurar por esse lugar. O Brasil é um país muito grande e tenho certeza que existe um lugar por aí onde eu consiga construir meu lar, como fizeram meus antepassados.